Dicas - Comunicação Visual no Ponto de Venda.


PLACAS

Muito se fala sobre comunicação visual, e sobre como esta pode criar um melhor efeito no ponto de venda.
Para falar de comunicação visual de lojas, ou seja, toda a parte de sinalização da loja, ou sinalética como alguns chamam, vamos comentar sobre como compor um projeto de comunicação visual.

Existem três maneiras: 

- Placas contendo apenas textos
- Placas contendo pictogramas
- Placas contendo imagens

PLACAS CONTENDO APENAS TEXTOS 

É uma das maneiras mais simples de se criar uma comunicação efetiva na loja.
Definindo apenas materiais, cores e tipo de fontes (letras) a serem utilizadas, as mesmas possuem a função básica de orientar seus clientes pelos corredores da loja.

PLACAS CONTENDO PICTOGRAMAS 

Primeiramente, o que é um pictograma? São símbolos que em imagens simples, representam palavras, ou departamentos, no caso de uma loja. Sabe aquele "bonequinho(a)", desenhado na porta do banheiro? Aquilo é um pictograma.

A vantagem em relação ao modelo anterior, é que os pictogramas auxiliam a leitura das placas. Em alguns casos facilitam a localização dos departamentos por pessoas com problemas de visão ou com dificuldade de leitura.

Outra vantagem, em relação ao modelo de imagens, que explicaremos à seguir, é que ao possuir um projeto próprio de pictogramas, você fortalece sua marca, com uma comunicação única. Dependendo combinado o projeto de comunicação com a empresa responsável pelo design, você é detentor dos desenhos e pode usá-lo de forma indefinida quanto à tempo ou utilização.

PLACAS CONTENDO IMAGENS

Principalmente quando encontramos imagens humanizadas, com pessoas felizes, em situações correlatas ao departamento onde a mesma será aplicada, a imagem auxilia à "vender o sonho" ao cliente.

Imagens passam conceitos de felicidade, satisfação, a verdadeira sensação de "quero comprar para estar bem assim também".

Entretanto alguns cuidados devem ser tomados ao utilizarmos imagens. Existem três maneiras de obtermos imagens:


a.) Serviços de banco de imagens 

São serviços pagos como o popular IMAGE BANK (www.imagebank.com). Nesse caso, voce paga para utilizar uma foto já pronta. A licença dessas fotos costuma a ter renovação anual, ou por um período pré-determinado. Utilizar imagens sem pagar as devidas licenças pode gerar multas e processos ao varejista.

b.) Recursos próprios.

Alguns podem achar desvantagem comprar uma foto pronta, e optam pelo caminho das "fotos próprias". É um caminho interessante, onde pode ser criado um melhor foco sobre os produtos vendidos ou o perfil de público que se quer atingir, por exemplo. Entretanto, caso a fotografia se utilize de modelos, sejam estes profissionais ou mesmo funcionários da loja, é necessário pagar à estes o uso de "direito de imagem". O uso dessas imagens podem ser negociados de diversas maneiras, mas em geral é renovado de tempos em tempos.

c.) Fotos provenientes de parceiros ou empresas

Um recurso à varejistas principalmente pequenos, é o de solicitar e utilizar imagens de empresas fornecedoras ou parceiras da empresa. Nesse caso, por exemplo, na hora de criar uma placa de um departamento de tintas, pode solicitar à algum fornecedor alguma imagem de trabalho deste.

Apesar de gratuito ao lojista, a desvantagem é que ao longo do tempo, pode ser que algum produto ou marca em questão necessite ser trocada. Outro fator negativo é que utilizar a imagem de um fornecedor auxilia a venda deste, mas não auxilia na construção de SUA marca.

O importante na hora de montar a sinalização é que o que mais importa é que sua loja não precisa de muita informação. O excesso, a poluição visual é prejudicial à loja. Muita informação torna-se informação nenhuma.

Não importa o método que você use, o importante é saber dosar bem na hora de compor o projeto.

Aproveite s dicas e boas vendas!!



Créditos: Caio Camargo ( É arquiteto e MBA em Marketing pela FGV.) - julho 2008

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