ENVELOPAMENTO DE VEíCULOS - por dentro do assunto...

ENVELOPAMENTO DE VEÍCULOS – Por dentro do assunto...

Nos últimos anos o Brasil viveu uma onda de envelopamento de veículos. Além de personalizar o carro, os clientes buscam, com essa solução, divulgar sua marca.
Mas muitos, ainda não sabem o que é. Muitas dúvidas surgem: “mas qual material é usado?”, “danifica o veículo?”, “é permitido pelo Detran?”, “quais as vantagens dessa mídia para divulgar meu negócio?”... são essas e outras questões que pretendo esclarecer neste texto.






O que é? Qual material utilizado?
O envelopamento de veículo refere-se ao ato de aplicar sob a superfície do veículo uma fina película autoadesiva.
Esse material é um vinil específico e preparado para essa função, ou seja, não adianta aplicar um adesivo qualquer no carro; a qualidade do trabalho não será a mesma, bem como sua durabilidade.

Quais tipos de adesivos existem para essa finalidade?
Hoje, o mais comum, são os adesivos impressos com tinta à base de solvente (para que a impressão não saia com a chuva, sol e etc...) e os adesivos de recorte (que já vêm coloridos de fábrica).
Mas o que vai determinar qual destes usar é a arte e a intenção do seu envelopamento.
Hoje existem adesivos para finalidade de envelopamento de veículo que imitam aço escovado, vidros espelhados, aço de carbono, coloridos brilhantes, coloridos foscos... a gama de opções é muito variada, mas o que deve ser exigido sempre, é o adesivo ser ESPECÍFICO para essa finalidade.

Posso eu mesmo aplicar esse adesivo?
Sim. Mas a qualidade do acabamento será outra. Hoje existem muitas empresas com profissionais qualificados para esse serviço. Com a contratação de empresas de Comunicação Visual boas, esse serviço sairá sem bolhas, manchas, marcas de dedo... além de evitar a perda desse material.
Hoje, são usadas várias técnicas para essa aplicação, como a aplicação à seco (usando um soprador para moldar o adesivo na superfície aplicada), aplicação com água e a aplicação com vinil líquido.







Quais as vantagens da aplicação do vinil no meu carro?
- Proteção da pintura original do carro (contra luz solar, pequenos arranhões e pequenas batidas);
- Personalização do veículo;
- Para empresas, divulgação da sua marca num “Outdoor Ambulante”;

Mas então é só eu envelopar e sair dirigindo meu veículo?
Depende. Hoje, é exigido pelos Órgãos que fiscalizam os veículos, que a cor descrita na documentação do carro seja, no mínimo, 50% da cor presente fisicamente nesse veículo.
Caso ultrapasse essa porcentagem, a documentação do carro DEVE ser alterada para a cor predominante nele. Em caso de veículos coloridos ou 100% envelopados com a marca da loja numa cor diferente, a descrição de “cor” entra como FANTASIA no documento.
Com essas informações, você adesiva e não corre o risco de ser multado! ;)

Mas e a manutenção depois? Como é?
Após adesivado, alguns cuidados devem ser tomados:
- Lavagem do veículo somente com água e sabão, nada de produtos químicos à base de solvente para a limpeza! Caso contrário essa película é danificada;
- Troca desse adesivo após 2 anos de uso (os adesivos após aplicados, recebem uma película de verniz para garantir maior durabilidade, mas com o tempo a tinta perde o brilho, as cores não ficam mais tão vivas, e é necessário essa troca);

A maioria das empresas de Comunicação Visual dá garantia de tempo para os adesivos que aplicam, e normalmente homologam esses adesivos para garantirem essa qualidade, por isso a importância de escolher uma empresa de qualidade e que você confie para realizar o serviço!

Mas e depois? Na hora de retirar a película? Meu carro será danificado?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não. A lataria e pintura original do carro NÃO é danificada! Afinal, esse é o intuito da adesivação, correto?
Isso também se a aplicação for feita por profissionais treinados e qualificados para este serviço.
Na retirada, a utilização de um removedor de adesivos é essencial, para que não fiquem vestígios da cola do adesivo na lataria.
Mas não esqueça da documentação do veículo depois da retirada do adesivo! ;)
Essas são as maiores dúvidas que tiramos diariamente na empresa. Tem mais alguma que não foi respondida aqui? Mande sua dúvida, que responderei o mais breve possível!

Gostou do texto, se animou para modificar seu carro, mas não conhece nenhuma empresa especializada nesse serviço?
PLOCAD! 21 anos de Mercado e muitos clientes para recomendar! Acesse agora www.plocad.com.br ou entre em contato conosco através de nossas Redes Sociais ou telefones: 12 3922-2344 (SJC) e 12 3631-5557 (TBT).
Até a próxima! ;)

Tatiana Guimarães
Depto. Marketing

Comentários